Palestras Motivacionais

Com certeza você já participou de palestras, seminários com apelo emocional, direcionadas para a motivação das pessoas para os negócios e para o sucesso. O desempenho de um ser humano está intimamente ligado a sua situação pessoal.
Com certeza você é daqueles que acredita que uma pessoa motivada e uma equipe coesa produzem melhores resultados. Com certeza, a motivação das pessoas produz melhores resultados, um ambiente de trabalho mais agradável e a realização pessoal.
Nossa proposta de trabalho tem como principal objetivo motivar as pessoas para a vida. Uma pessoa com motivos para viver estará motivada para o trabalho, para aprofundar as relações interpessoais, para participar de movimentos sociais, religiosos e também do voluntariado.
O trabalho que desenvolvemos é direcionado para empresas, grupos organizados e membros de entidades que trabalham o voluntariado, para pais, mães e jovens.
Cada trabalho terá seu conteúdo próprio. O planejamento do conteúdo e das atividades a serem desenvolvidas para cada grupo é personalizado, de acordo com as necessidades do solicitante e em respeito a trabalhos semelhantes já realizados.
Desenvolvemos as atividades motivacionais com Palestras, Experiências de Convivência e Projetos de Vida.

Celebração de Casamento com o Rito dos Temperos

Realizar uma Celebração de Casamento Personalizada com o Ritual dos Temperos é algo bastante diferente, emocionante e envolvente.
Nossa primeira experiência com os Temperos em um casamento foi no Casamento da Jucilaine e do Roberto, casal de Blumenau que realizaram sua festa no Castelli Mondini em Ascurra (Leia aqui).
Outra celebração realizada com este Ritual foi da Karla e do Guilherme, em novembro de 2016 na cidade de Itajaí (Leia aqui).

Como tudo começou?

Foi um profissional da fotografia de Florianópolis, que nos falou que havia presenciado, há muito tempo, uma celebração com o uso de temperos.

Realizamos uma pesquisa e encontramos apenas uma fonte de um blog chamado casamentosensacional.blogspot.com.br (Saiba mais).

A partir desta fonte buscamos elaborar um Ritual que pudesse ser utilizado dentro de uma celebração de casamento e que não fosse apenas uma dinâmica para descontrair.

Encontramos casais dispostos a viver a experiência e realizamos por duas vezes este Cerimonial. Agora, o Ritual dos Temperos, já faz parte dos serviços que prestamos em celebrações de casamento.

 

O Ritual dos Temperos

Os temperos e seu significado e o azeite podem dar um significado muito especial e único a um casamento.

Em primeiro lugar, o “tempero” num casamento é essencial para se fugir da rotina. Um casamento temperado com paixão, surpresas, novidades, quebras de paradigmas ajuda a melhorar sempre a relação.

Nós utilizamos oito tipos de temperos, o azeite e um vidro personalizado, no qual é preparado o condimento que o casal vai levar para a sua casa ou mesmo utilizar na própria festa, para temperar as saladas e carnes.

Como o tempero vai sendo usado, o casal pode, a cada período, refazer o ritual rememorando o evento do casamento. (Fonte: clique aqui)

 

Rito dos Temperos e seus significados

Azeite: simboliza o amor dos noivos.
O azeite conserva as ervas e, ao mesmo tempo, extrai dos temperos o que há de melhor neles. No casamento, cada um dos dois, precisa tirar de si o que há de melhor para oferecer ao outro.

O Vidro

O Vidro com o nome de quem está casando e a data do casamento simboliza a nova família que se forma, representa o novo ciclo a ser vivido pelos casados e representa a memória viva da Celebração do Casamento.

 

Os temperos

Pimenta Dedo de Moça: simboliza a paixão, vigor e a juventude.

Tomilho: simboliza os sonhos e as conquistas.

Manjerona: simboliza a paciência, a tolerância e a paz.

Pimenta rosa: simboliza o amor incondicional e o perdão total.

Alecrim: simboliza a alegria e a diversão.

Louro: representa a maturidade, consciência e a responsabilidade..

Orégano: simboliza a necessidade da espiritualidade e intuição na relação.

Sálvia: simboliza a saúde e a beleza.

 

O desenvolvimento do Ritual dos Temperos

Os noivos são os protagonistas do Ritual. Outras pessoas escolhidas por eles previamente, participam do momento. O Ritual é desenvolvido do início ao fim da celebração. Pode ser utilizado em celebrações religiosas ou não. O Ritual dos Temperos é de fácil adaptação.

Os noivos, após a declaração de amor, depositam o azeite no vidro personalizado. Simbolicamente cada um se entrega por inteiro para a felicidade do seu par, da pessoa amada. Esta “entrega” pode ser realizada por um representante de cada família (pais, irmãos…).

Depois dos votos e da troca das alianças o Rito dos Temperos é concluído com a colocação dos temperos no vidro personalizado. Oito pessoas ou oito casais previamente escolhidos pelos noivos vão depositar os temperos acima listados, enquanto o Celebrante destaca o significado de cada tempero para a felicidade do casal.

 

Mas, por que Temperos?

Originalmente, as especiarias eram empregadas no preparo de medicamentos e disfarçavam o sabor azedo dos alimentos estragados. Há tempos elas são utilizadas em todos os cantos do mundo e já foram inclusive moeda de troca. Por meio das rotas das caravanas, saíram do Oriente e singraram mares até chegar ao continente europeu, onde durante toda a Idade Média foram símbolo de riqueza.

Atualmente, enriquecem a alimentação, conferindo sabor e aroma aos pratos, “e sofisticam a gastronomia com a descoberta de novas combinações”, completa Nelo Linguanotto, profundo conhecedor de especiarias e proprietário da Bombay Herbes & Spices. O fascínio pelas cozinhas exóticas e por novas culturas colocou-as em posição de destaque no cardápio de restaurantes badalados.

Os brasileiros ainda são um tanto conservadores e econômicos quanto ao uso dos condimentos, mas o consumo aumenta cada vez mais. Prova disso são as inúmeras opções – das mais comuns às exóticas – enfileiradas nas prateleiras dos supermercados e das casas especializadas (Fonte: clique aqui)..

Celebração de Casamento com o Rito das Areias

 

O Ritual das Areias é uma dinâmica que utilizamos na Celebração de Casamento que envolve e emociona a todas as pessoas presentes.
Elaboramos um conceito com significação para cada elemento que compõe o Ritual.
As areias, como elementos da natureza, são formadores da vida, representando o princípio e o fim da nossa existência: “Tu és pó e ao pó voltarás”(Gn 3,19).

O Vidro Personalizado

O Vidro com o nome de quem está casando e a data do casamento simboliza a nova família que se forma, representa o novo ciclo a ser vivido pelos casados e representa a memória viva da Celebração do Casamento.
As Areias Coloridas
Utilizamos dez areias coloridas. Cada cor com sua respectiva significado para o casamento.
Vermelha – representa a paixão, o amor, a perseverança e o desejo.
Azul – simboliza o ideal, o sonho, a lealdade e a fidelidade.
Branco – Paz, calma, pureza e inocência
Verde – Esperança, vigor e juventude.
Preto – Mistério e fantasia
Salmon – Beleza e saúde.
Amarelo – Otimismo, luz e prosperidade.
Cinza – Romantismo e sensualidade
Lilás – Espiritualidade e intuição.
Marrom – Maturidade, consciência e responsabilidade.
Duas areias representam os noivos, geralmente utilizamos areias de cor azul e vermelha.

Desenvolvimento do Ritual das Areias

1 – A entrega
Geralmente são os pais dos noivos que entregam seus filhos para o casamento. A entrada da noiva com seu pai e do noivo com sua mãe simbolizam a entrega daquela pessoa para o casamento. No Rito das Areias reafirma-se esta entrega confirmando o que diz a Palavra de Deus: “…o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gn 2,24)
Os pais dos noivos depositam as areias no vidro principal. Entretanto, outras pessoas (familiares ou amigos) podem ser escolhidos para este momento.
A entrega se dá com a colocação da areia vermelha, que representa a vida do noivo e da areia azul, que representa a vida da noiva, no vidro personalizado que representa a nova família, o novo ciclo a ser vivido.
Este momento acontece no início da Celebração e ocorre logo após a declaração de amor que um faz para o outro.

2 – Duas vidas e uma nova jornada
Depois da Proclamação dos Votos, das promessas de amor, os noivos são convidados a misturar as areias vermelha e azul que já estão no vidro. E assim, depois da mistura, como não dá para separar os grãos de areia, o Celebrante declara que os dois são, doravante “dois corações pulsando no mesmo compasso duas vidas em uma mesma existência, duas histórias numa mesma direção”, completando-se o momento com o que diz a palavra de Deus: “ O que Deus uniu, o homem não separa” (Mt 19,6)

3 – As mensagens e os desejos dos convidados
Depois da troca das alianças conclui-se o Ritual das Areias com a participação de pessoas convidadas, previamente definidas pelos noivos.
Os noivos escolhem familiares, amigos, pessoas especiais que representarão todos os demais convidados para este momento que é sempre profundo, emocionante e envolvente.
Mensagens selecionadas podem ser lidas e as oito areias coloridas são depositadas no vidro principal. Cada cor com seu significado próprio. Estas areias formam um mosaico único e não devem ser misturadas.